Moderna EM AÇÃO - Português

Volume 1
Imagem principal do livro
Ensino Médio

Linguagens para a juventude

Ampla o repertório em diferentes linguagens.

Código da Obra:
0002 P26 01 01 201 810
Baixar Obra
Avatar Thelma de Carvalho Guimarães
Thelma de Carvalho Guimarães Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Atitude investigativa

Desenvolve investigação e reflexão sobre Língua Portuguesa.

Ícone da proposta pedagógica

Multiletramentos

Favorece multiletramentos em praticamente todos os capítulos.

Ícone da proposta pedagógica

Cultura digital

Práticas que incluem cultura digital e culturas jovens.

Conteúdo programático

Unidade Título Capítulo Seção Página
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Nossos perfis leitoresLeitura e reflexão I: Retratos da leitura no Brasil18
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Nossos perfis leitoresAprendendo com autonomia: Rodas de leitura21
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Nossos perfis leitoresLeitura e reflexão II: A leitura na literatura26
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Nossos perfis leitoresProdução: Um perfil leitor digital29
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Nossos perfis leitoresTRABALHO E JUVENTUDES: Apresentando-se no mundo do trabalho32
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?Leitura e reflexão I: O que é literatura, afinal?34
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?DIÁLOGOS: Marcel Duchamp: isso é arte?37
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?Aprendendo com autonomia: Estratégias para resumir textos38
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?Gramática e expressividade: Morfologia e sintaxe41
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?Leitura e reflexão II: Cânone em debate51
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?DIÁLOGOS: Françoise Ega: cartas para Carolina60
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?CONEXÕES: Racismo estrutural62
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?Produção: Comentário opinativo66
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?PRÁTICAS EM AÇÃO: Literatura para todos68
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?Autoavaliação71
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?NO RADAR – ENEM E VESTIBULARES72
1LEITORES EM (INTER)AÇÃO!Quem define o que é literatura?NA ESTANTE75
2POR DENTRO DAS MÍDIASComo consumimos notíciasLeitura e reflexão I: Consumo de notícias no Brasil82
2POR DENTRO DAS MÍDIASComo consumimos notíciasCONEXÕES: A matemática dos levantamentos86
2POR DENTRO DAS MÍDIASComo consumimos notíciasAprendendo com autonomia: Pesquisa de levantamento90
2POR DENTRO DAS MÍDIASComo consumimos notíciasLeitura e reflexão II: Diferentes olhares no jornalismo94
2POR DENTRO DAS MÍDIASComo consumimos notíciasProdução: Infográfico100
2POR DENTRO DAS MÍDIASComo consumimos notíciasEDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Como evitar a desinformação102
2POR DENTRO DAS MÍDIASCrítica de mídiaLeitura e reflexão I: A construção dos relatos105
2POR DENTRO DAS MÍDIASCrítica de mídiaGramática e expressividade: Modalização109
2POR DENTRO DAS MÍDIASCrítica de mídiaLeitura e reflexão II: A cobertura jornalística119
2POR DENTRO DAS MÍDIASCrítica de mídiaDIÁLOGOS: O drama dos migrantes e refugiados em um poema contemporâneo124
2POR DENTRO DAS MÍDIASCrítica de mídiaProdução: Crítica de mídia125
2POR DENTRO DAS MÍDIASCrítica de mídiaPRÁTICAS EM AÇÃO: Observatório da Imprensa127
2POR DENTRO DAS MÍDIASCrítica de mídiaAutoavaliação130
2POR DENTRO DAS MÍDIASCrítica de mídiaNO RADAR – ENEM E VESTIBULARES131
2POR DENTRO DAS MÍDIASCrítica de mídiaNA ESTANTE134
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURADe Portugal ao BrasilLeitura e reflexão I: Os Lusíadas e seu contexto histórico142
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURADe Portugal ao BrasilDIÁLOGOS: Camões e a arte de seu tempo – Classicismo e Renascimento148
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURADe Portugal ao BrasilDIÁLOGOS Camões revisitado em poema de Sophia de Mello153
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURADe Portugal ao BrasilLeitura e reflexão II: Olhares que se cruzam154
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURADe Portugal ao BrasilDIÁLOGOS: Os modernistas e o “descobrimento”160
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURADe Portugal ao BrasilProdução: Playlist comentada161
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeLeitura e reflexão I: A brasilidade em Macunaíma164
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeDIÁLOGOS: Iracema e Macunaíma – duas faces da identidade nacional174
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeAprendendo com autonomia: Construção de um podcast176
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeGramática e expressividade: Variação linguística179
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeCONEXÕES: Formação do português brasileiro e relações com nossa história190
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeTRABALHO E JUVENTUDES: Carreiras ligadas às línguas e suas literaturas193
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeLeitura e reflexão II: Pioneiros da literatura afro-brasileira196
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeDIÁLOGOS O Romantismo abolicionista de Castro Alves200
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeProdução: Paródia ou estilização205
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadePRÁTICAS EM AÇÃO: Um podcast literário sobre Macunaíma208
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeAutoavaliação210
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeNO RADAR – ENEM E VESTIBULARES211
3FORMAÇÃO DE UM POVO: OLHARES DA LITERATURABrasileiros constroem sua identidadeNA ESTANTE215
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Explorando leis e esferas de poderLeitura e reflexão I: Abaixo-assinados on-line222
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Explorando leis e esferas de poderAprendendo com autonomia: As leis do país e a participação social227
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Explorando leis e esferas de poderLeitura e reflexão II: A pauta ambiental nos discursos de políticos231
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Explorando leis e esferas de poderProdução: Apresentação oral234
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalLeitura e reflexão I: Consumo e marketing nas mídias digitais238
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalDIÁLOGOS: Campanhas pelo consumo consciente241
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalAprendendo com autonomia: Investigando estratégias do marketing digital244
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalCONEXÕES: Consumo de moda e uso da água247
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalGramática e expressividade: A linguagem dos textos normativos250
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalDIÁLOGOS: Thiago de Mello e os “Estatutos do Homem”254
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalLeitura e reflexão II: Political remix, a crítica criativa256
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalProdução: Political remix259
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalEDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Como identificar fontes pouco confiáveis261
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalPRÁTICAS EM AÇÃO: Reivindicando nossos direitos266
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalAutoavaliação268
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalNO RADAR – ENEM E VESTIBULARES269
4NOSSOS DIREITOS SÃO PARA VALER!Meio ambiente e consumo consciente na era digitalNA ESTANTE272

Confira outras obras

Moderna EM AÇÃO - Inglês
Língua Inglesa

Moderna EM AÇÃO - Inglês

Inglês

Moderna em Projetos - Ciências Humanas
Ciências Humanas

Moderna em Projetos - Ciências Humanas

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos conteúdos da Categoria 2?

No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer materiais
Imagem principal do livro
Ensino Médio

Linguagens em diferentes contextos

Diversifica experiências em leitura e expressão.

Código da Obra:
0002 P26 01 01 201 810
Baixar Obra
Avatar Thelma de Carvalho Guimarães
Thelma de Carvalho Guimarães Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Atitude investigativa

Incentiva perguntas e reflexão crítica na Língua Portuguesa.

Ícone da proposta pedagógica

Multiletramentos

Explora múltiplas formas de ler, interpretar e produzir textos.

Ícone da proposta pedagógica

Cultura digital

Aborda práticas digitais e participação em culturas jovens.

Conteúdo programático

Unidade Título Capítulo Seção Página
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASDas memórias de Brás Cubas às memórias de Ponciá VicêncioLeitura e reflexão I: Brás Cubas – a classe senhorial por ela mesma18
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASDas memórias de Brás Cubas às memórias de Ponciá VicêncioDIÁLOGOS: A ironia crítica em Eça de Queiroz24
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASDas memórias de Brás Cubas às memórias de Ponciá VicêncioLeitura e reflexão II: A “escrevivência” de Conceição Evaristo25
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASDas memórias de Brás Cubas às memórias de Ponciá VicêncioDIÁLOGOS: A arte do barro nas culturas quilombolas30
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASDas memórias de Brás Cubas às memórias de Ponciá VicêncioProdução: Fanfic31
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasLeitura e reflexão I: Realidades mágicas35
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasDIÁLOGOS: A arte afro-caribenha de Wifredo Lam40
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasGramática e expressividade: Coordenação e subordinação na construção do texto42
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasLeitura e reflexão II: África lusófona55
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasDIÁLOGOS: Conceição Lima: uma homenagem aos injustiçados de São Tomé e Príncipe62
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasCONEXÕES: O Brasil e os países lusófonos64
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasProdução: Vlog literário67
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasPRÁTICAS EM AÇÃO E-zines da turma69
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasAutoavaliação72
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasEDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Fazendas de cliques e suas implicações73
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasNO RADAR – ENEM E VESTIBULARES75
1(DES)COLONIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS LEITORASVozes africanas e latino-americanasNA ESTANTE78
2ENTRE FEEDS E FAKESExcesso de informações: entender e saber lidarLeitura e reflexão I: Fake news e checagem de informações86
2ENTRE FEEDS E FAKESExcesso de informações: entender e saber lidarAprendendo com autonomia: Checagem de fatos e comparação de feeds92
2ENTRE FEEDS E FAKESExcesso de informações: entender e saber lidarLeitura e reflexão II: Redes sociais e saúde mental98
2ENTRE FEEDS E FAKESExcesso de informações: entender e saber lidarDIÁLOGOS: A argumentação nos sermões de Antônio Vieira104
2ENTRE FEEDS E FAKESExcesso de informações: entender e saber lidarProdução: Artigo de opinião106
2ENTRE FEEDS E FAKESJornalismo e tecnologias digitaisLeitura e reflexão I: Intolerância e discurso de ódio108
2ENTRE FEEDS E FAKESJornalismo e tecnologias digitaisCONEXÕES: Modelagem matemática e a dinâmica dos discursos nas redes sociais116
2ENTRE FEEDS E FAKESJornalismo e tecnologias digitaisAprendendo com autonomia: Da reflexão à ação – prevenção e combate ao bullying118
2ENTRE FEEDS E FAKESJornalismo e tecnologias digitaisGramática e expressividade: Coesão textual I121
2ENTRE FEEDS E FAKESJornalismo e tecnologias digitaisTRABALHO E JUVENTUDES: O e-mail profissional128
2ENTRE FEEDS E FAKESJornalismo e tecnologias digitaisLeitura e reflexão II: Prática do jornalismo em tempos de inteligência artificial131
2ENTRE FEEDS E FAKESJornalismo e tecnologias digitaisProdução: Reportagem137
2ENTRE FEEDS E FAKESJornalismo e tecnologias digitaisPRÁTICAS EM AÇÃO: A reportagem em diferentes mídias140
2ENTRE FEEDS E FAKESJornalismo e tecnologias digitaisAutoavaliação142
2ENTRE FEEDS E FAKESJornalismo e tecnologias digitaisNO RADAR – ENEM E VESTIBULARES143
2ENTRE FEEDS E FAKESJornalismo e tecnologias digitaisNA ESTANTE145
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA(Di)versos em formas e temasLeitura e reflexão I: Sete faces e outras mais152
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA(Di)versos em formas e temasDIÁLOGOS: Outra face de um poema155
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA(Di)versos em formas e temasAprendendo com autonomia: Estações de poesia156
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA(Di)versos em formas e temasCONEXÕES: Matemática e literatura no cubo mágico169
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA(Di)versos em formas e temasLeitura e reflexão II: Experimentações poéticas171
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA(Di)versos em formas e temasProdução: Mural virtual interativo175
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIA(Di)versos em formas e temasEDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Direitos autorais, mídias digitais e inteligência artificial – onde fica a ética?178
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIACrítica e resistência pela poesiaLeitura e reflexão I: A crítica política e social182
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIACrítica e resistência pela poesiaDIÁLOGOS: A poesia como crítica aos hábitos e comportamentos sociais185
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIACrítica e resistência pela poesiaGramática e expressividade: Coesão textual II187
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIACrítica e resistência pela poesiaLeitura e reflexão II: Vozes marginais na poesia de resistência198
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIACrítica e resistência pela poesiaDIÁLOGOS: A inclusão no breaking201
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIACrítica e resistência pela poesiaProdução: Slam204
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIACrítica e resistência pela poesiaPRÁTICAS EM AÇÃO: Poesia e arte na escola206
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIACrítica e resistência pela poesiaAutoavaliação207
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIACrítica e resistência pela poesiaNO RADAR – ENEM E VESTIBULARES208
3(DI)VERSOS: PERCURSOS PELA POESIACrítica e resistência pela poesiaNA ESTANTE211
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência e sociedadeLeitura e reflexão I: Mulheres na ciência218
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência e sociedadeTRABALHO E JUVENTUDES: Do Stem ao Steam: a economia criativa224
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência e sociedadeAprendendo com autonomia: Estratégias de retextualização226
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência e sociedadeLeitura e reflexão II: Ciência para uma vida melhor230
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência e sociedadeDIÁLOGOS: Arte fotográfica e ciência234
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência e sociedadeProdução: Artigo de divulgação científica236
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaLeitura e reflexão I: O método científico239
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaAprendendo com autonomia: Transformando a realidade por meio de uma pesquisa-ação244
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaGramática e expressividade: Estratégias de impessoalização252
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaDIÁLOGOS: Impessoalização no discurso publicitário256
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaLeitura e reflexão II: O negacionismo científico262
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaDIÁLOGOS: Cientificismo e determinismo: o romance naturalista267
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaCONEXÕES: Eugenia, a pseudociência racista271
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaProdução: Podcast de divulgação científica274
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaPRÁTICAS EM AÇÃO: Uma jornada científica na escola278
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaAutoavaliação280
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaNO RADAR – ENEM E VESTIBULARES281
4A CIÊNCIA É PARA TODOSCiência na práticaNA ESTANTE284

Confira outras obras

Moderna EM AÇÃO - Inglês
Língua Inglesa

Moderna EM AÇÃO - Inglês

Inglês

Moderna em Projetos - Ciências Humanas
Ciências Humanas

Moderna em Projetos - Ciências Humanas

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos conteúdos da Categoria 2?

No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer materiais
Imagem principal do livro
Ensino Médio

Linguagens e práticas sociais

Desenvolve repertório e autoria nos gêneros textuais.

Código da Obra:
0002 P26 01 01 201 810
Baixar Obra
Avatar Thelma de Carvalho Guimarães
Thelma de Carvalho Guimarães Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Atitude investigativa

Incentiva o protagonismo estudantil na aprendizagem da língua.

Ícone da proposta pedagógica

Multiletramentos

Estimula leitura crítica e produção de diferentes textos.

Ícone da proposta pedagógica

Cultura digital

Relaciona a língua portuguesa aos ambientes digitais e reais.

Conteúdo programático

Unidade Título Capítulo Seção Página
1NAS TRAMAS DO NARRARO sertão e o sertanejo de Guimarães RosaLeitura e reflexão I: Campo geral – o sertão pelo olhar de um menino18
1NAS TRAMAS DO NARRARO sertão e o sertanejo de Guimarães RosaAprendendo com autonomia: Leituras inspiradas nos jovens Miguilins24
1NAS TRAMAS DO NARRARO sertão e o sertanejo de Guimarães RosaLeitura e reflexão II: Grande sertão: veredas, a obra-prima de Rosa28
1NAS TRAMAS DO NARRARO sertão e o sertanejo de Guimarães RosaDIÁLOGOS: Os indígenas do sertão30
1NAS TRAMAS DO NARRARO sertão e o sertanejo de Guimarães RosaProdução: Miniconto31
1NAS TRAMAS DO NARRARO sertão e o sertanejo de Guimarães RosaTRABALHO E JUVENTUDES: Visita técnica a uma empresa35
1NAS TRAMAS DO NARRAROutros sertões e sertanejosLeitura e reflexão I: O sertão e o sertanejo de Euclides da Cunha37
1NAS TRAMAS DO NARRAROutros sertões e sertanejosDIÁLOGOS: Canudos em cordel42
1NAS TRAMAS DO NARRAROutros sertões e sertanejosCONEXÕES: Revendo a representação da Caatinga44
1NAS TRAMAS DO NARRAROutros sertões e sertanejosGramática e expressividade: Concordância46
1NAS TRAMAS DO NARRAROutros sertões e sertanejosLeitura e reflexão II: O sertão de Graciliano na literatura e no cinema56
1NAS TRAMAS DO NARRAROutros sertões e sertanejosDIÁLOGOS: O sertão de João Cabral de Melo Neto em diferentes mídias e linguagens61
1NAS TRAMAS DO NARRAROutros sertões e sertanejosProdução: Releitura do sertão em diferentes mídias64
1NAS TRAMAS DO NARRAROutros sertões e sertanejosPRÁTICAS EM AÇÃO: Cinema e literatura na escola65
1NAS TRAMAS DO NARRAROutros sertões e sertanejosAutoavaliação68
1NAS TRAMAS DO NARRAROutros sertões e sertanejosNO RADAR – ENEM E VESTIBULARES69
1NAS TRAMAS DO NARRAROutros sertões e sertanejosNA ESTANTE72
2EU E MINHA GRANAPrimeiras ideias para um documentárioLeitura e reflexão I: Educação financeira – o que é isso?80
2EU E MINHA GRANAPrimeiras ideias para um documentárioAprendendo com autonomia: Uma autoanálise de sua relação com o dinheiro83
2EU E MINHA GRANAPrimeiras ideias para um documentárioCONEXÕES: Educação financeira e matemática85
2EU E MINHA GRANAPrimeiras ideias para um documentárioLeitura e reflexão II: Um mergulho nos documentários89
2EU E MINHA GRANAPrimeiras ideias para um documentárioProdução: Storyline e argumento95
2EU E MINHA GRANAA linguagem cinematográficaLeitura e reflexão I: Composição e sequenciação das imagens no documentário98
2EU E MINHA GRANAA linguagem cinematográficaAprendendo com autonomia: Análise de recursos sonoros e imagéticos em documentários102
2EU E MINHA GRANAA linguagem cinematográficaGramática e expressividade: Regência e crase104
2EU E MINHA GRANAA linguagem cinematográficaLeitura e reflexão II: Roteiros de documentários115
2EU E MINHA GRANAA linguagem cinematográficaProdução: Roteiro e storyboard118
2EU E MINHA GRANAA linguagem cinematográficaPRÁTICAS EM AÇÃO: Educação financeira na tela120
2EU E MINHA GRANAA linguagem cinematográficaAutoavaliação122
2EU E MINHA GRANAA linguagem cinematográficaEDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Videominutos sobre golpes financeiros123
2EU E MINHA GRANAA linguagem cinematográficaNO RADAR – ENEM E VESTIBULARES127
2EU E MINHA GRANAA linguagem cinematográficaNA ESTANTE129
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOPara rir e refletirLeitura e reflexão I: O auto através dos tempos136
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOPara rir e refletirAprendendo com autonomia: Pesquisa em acervo digital e reconto de narrativas147
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOPara rir e refletirDIÁLOGOS: Casos do Romualdo: um anti-herói gaúcho150
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOPara rir e refletirLeitura e reflexão II: Sátira e humor no Brasil colônia152
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOPara rir e refletirDIÁLOGOS: O Boca do Inferno158
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOPara rir e refletirCONEXÕES: Relações luso-britânicas e consequências para o Brasil160
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOPara rir e refletirProdução: Debate de opinião164
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOA criação do humorLeitura e reflexão I: Leonardo, o primeiro malandro171
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOA criação do humorGramática e expressividade: Colocação pronominal177
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOA criação do humorLeitura e reflexão II: Riso e melancolia em Lima Barreto185
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOA criação do humorProdução: Roteiro de esquete adaptado190
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOA criação do humorPRÁTICAS EM AÇÃO: Comédia na escola194
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOA criação do humorAutoavaliação195
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOA criação do humorNO RADAR – ENEM E VESTIBULARES196
3O RISO E O PENSAMENTO CRÍTICOA criação do humorNA ESTANTE198
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOAs juventudes e suas aspiraçõesLeitura e reflexão I: Algumas perspectivas das juventudes204
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOAs juventudes e suas aspiraçõesAprendendo com autonomia: Um wiki sobre o mundo do trabalho210
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOAs juventudes e suas aspiraçõesLeitura e reflexão II: Pensar o futuro212
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOAs juventudes e suas aspiraçõesProdução: Verbetes para o wiki da turma217
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOAs juventudes e suas aspiraçõesEDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Violência de gênero na internet: reconhecer e combater219
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOEntre a flexibilidade e a precarizaçãoLeitura e reflexão I: Direitos do trabalhador221
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOEntre a flexibilidade e a precarizaçãoCONEXÕES: Zygmunt Bauman e o trabalho líquido226
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOEntre a flexibilidade e a precarizaçãoGramática e expressividade: Pontuação228
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOEntre a flexibilidade e a precarizaçãoLeitura e reflexão II: Empreendedorismo240
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOEntre a flexibilidade e a precarizaçãoProdução: Videocurrículo242
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOEntre a flexibilidade e a precarizaçãoPRÁTICAS EM AÇÃO: Uma Feira de Profissões na escola244
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOEntre a flexibilidade e a precarizaçãoAutoavaliação245
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOEntre a flexibilidade e a precarizaçãoNO RADAR – ENEM E VESTIBULARES246
4O MUNDO DO TRABALHO EM TRANSFORMAÇÃOEntre a flexibilidade e a precarizaçãoNA ESTANTE249

Confira outras obras

Moderna EM AÇÃO - Inglês
Língua Inglesa

Moderna EM AÇÃO - Inglês

Inglês

Moderna em Projetos - Ciências Humanas
Ciências Humanas

Moderna em Projetos - Ciências Humanas

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos conteúdos da Categoria 2?

No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer materiais