Nova EJA Moderna – Linguagens e Cultura Digital

Volume 1
Imagem principal do livro
EJA

Abordagem inclusiva e cidadania

Incentivam a ética diante dos desafios do mundo digital.

Código da Obra:
0002P260101210000
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Millyane M. Moura Moreira
Millyane M. Moura Moreira Editor(a) responsável

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Cultura inclusiva

Trabalha a cultura digital de forma acessível para diferentes perfis de aluno.

Ícone da proposta pedagógica

Leitura multimodal

Promove multiletramentos e análise de diferentes mídias e linguagens.

Ícone da proposta pedagógica

Cidadania digital

Desenvolve atitudes éticas frente à fake news, cyberbullying e conteúdos virais.

Conteúdo programático

"UNIDADE 1 – Identidade e mundo digital – p. 10



CAPÍTULO 1 – Experiências como cidadão digital – p. 11

PARA LER E DISCUTIR: Perfil em aplicativo de mensagens instantâneas – p. 12

PARA ANALISAR: Diferentes modos de linguagem – p. 15

PARA COMPARAR: Carteira de trabalho impressa e carteira de trabalho digital – p. 18

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: E-mail – p. 20

PARA PRATICAR: Enquete sobre hábitos digitais – p. 22

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 1 – p. 24



CAPÍTULO 2 – Interações virtuais no cotidiano – p. 25



PARA LER E DISCUTIR: Cordel – p. 26

PARA ANALISAR: Emojis e stickers – p. 29

PARA COMPARAR: Telegrama e mensagem instantânea – p. 32

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Usos da câmera do celular – p. 35

PARA PRATICAR: Perfil da turma em aplicativo de mensagens instantâneas – p. 37

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 2 – p. 39



CAPÍTULO 3 – Comunidades on-line e internet segura – p. 40



PARA LER E DISCUTIR: Tirinha – p. 41

PARA ANALISAR: Modalização do discurso – p. 44

PARA COMPARAR: Fórum de discussão presencial e fórum de discussão virtual – p. 47

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Proteção de privacidade e segurança on-line – p. 50

PARA PRATICAR: Regimento para as interações em grupo on-line – p. 52

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 3 – p. 54



UNIDADE 2 – Produção e circulação digital – p. 55



CAPÍTULO 4 – Disseminação digital de conteúdos – p. 56

PARA LER E DISCUTIR: Conteúdos virais – p. 57

PARA ANALISAR: Web story jornalística – p. 60

PARA COMPARAR: Notícia em mídia impressa e notícia em mídia digital – p. 62

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Uso de filtros em fotografias digitais – p. 65

PARA PRATICAR: Web story informativa – p. 68

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 4 – p. 70



CAPÍTULO 5 – Fake news e desinformação – p. 71



PARA LER E DISCUTIR: Postagem informativa sobre notícias falsas – p. 72

PARA ANALISAR: Infográfico – p. 75

PARA COMPARAR: Infográfico estático e infográfico interativo – p. 77

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Auxílio à checagem de fatos – p. 80

PARA PRATICAR: Postagem informativa de combate à desinformação – p. 82

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 5 – p. 85



CAPÍTULO 6 – Ética na comunicação on-line – p. 86



PARA LER E DISCUTIR: Card anti-cyberbullying – p. 87

PARA ANALISAR: Persuasão no contexto digital – p. 90

PARA COMPARAR: Cartaz de propaganda e vídeo de propaganda – p. 93

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Phishing e medidas de proteção – p. 97

PARA PRATICAR: Cartaz de propaganda de combate ao cyberbullying – p. 99

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 6 – p. 101

PRÁTICA INTEGRADORA: Combate à desinformação numérica – p. 102



UNIDADE 3 – Criatividade e cultura digital – p. 104



CAPÍTULO 7 – Experiências artísticas em meio digital – p. 105



PARA LER E DISCUTIR: Videoarte – p. 106

PARA ANALISAR: Retrato – p. 109

PARA COMPARAR: Verbete enciclopédico impresso e verbete enciclopédico digital – p. 112

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Edição e montagem de vídeo – p. 115

PARA PRATICAR: Videomontagem de retratos – p. 117

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 7 – p. 119



CAPÍTULO 8 – Consumo cultural na sociedade digital – p. 120



PARA LER E DISCUTIR: Infográfico de consumo musical – p. 121

PARA ANALISAR: Algoritmo de recomendação – p. 124

PARA COMPARAR: Resenha em jornal on-line e resenha em podcast – p. 127

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Montagem de playlist – p. 130

PARA PRATICAR: Podcast de indicação cultural – p. 132

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 8 – p. 134



CAPÍTULO 9 – Novos lugares da memória – p. 135



PARA LER E DISCUTIR: Relato pessoal em vídeo – p. 136

PARA ANALISAR: Trilha sonora e seus efeitos em narrativas – p. 139

PARA COMPARAR: Relato pessoal em diferentes contextos – p. 142

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Organização e compartilhamento de arquivos em nuvem – p. 145

PARA PRATICAR: Relato pessoal em vídeo – p. 148

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 9 – p. 150





UNIDADE 4 – Tecnologias digitais e sociedade – p. 151



CAPÍTULO 10 – Sociedade digital e o mundo do trabalho – p. 152

PARA LER E DISCUTIR: Charge e o mundo do trabalho – p. 153

PARA ANALISAR: Conversa automatizada (chatbot) – p. 156

PARA COMPARAR: Charge e meme – p. 159

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Mecanismos de busca – p. 162

PARA PRATICAR: Criação de charges e memes – p. 164

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 10 – p. 167



CAPÍTULO 11 – Engajamento nas redes sociais – p. 168

PARA LER E DISCUTIR: Peça de propaganda – p. 169

PARA ANALISAR: Teaser trailer – p. 172

PARA COMPARAR: Abaixo-assinado impresso e abaixo-assinado on-line – p. 175

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Recursos de mobilização nas redes sociais – p. 178

PARA PRATICAR: Videominuto para campanha social – p. 181

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 11 – p. 183

CAPÍTULO 12 – Cidadania digital – p. 184

PARA LER E DISCUTIR: Texto de lei – p. 185

PARA ANALISAR: Tipos de argumento – p. 188

PARA COMPARAR: Carta aberta escrita e carta aberta em vídeo – p. 191

PARA CONHECER AS FERRAMENTAS DIGITAIS: Canais de participação cidadã – p. 194

PARA PRATICAR: Carta aberta – p. 197

PARA ORGANIZAR O QUE APRENDI NO CAPÍTULO 12 – p. 199

PRÁTICA INTEGRADORA: Campanha de mobilização social – p. 200



SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 202

TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO – p. 204

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 208



SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS

Vídeo: Como nos comunicamos? – p. 15

Carrossel: Dicas para tirar boas fotos – p. 35

Podcast: Discussões na internet – p. 41

Vídeo: A reportagem nas mídias digitais – p. 64

Carrossel: Fake news que marcaram – p. 73

Infográfico: Como construir infográficos – p. 77

Infográfico: Cyberbullying – p. 87

Podcast: A publicidade hoje – p. 92

Podcast: Curadoria da informação – p. 113

Vídeo: Blogs literários – p. 127

Podcast: O que é podcast? – p. 128

Vídeo: Vlogs literários – p. 129

Infográfico: Museu da Pessoa – p. 137

Carrossel: Robôs em diferentes setores – p. 152

Carrossel: Ativismo nas redes – p. 168

Infográfico: Leis brasileiras do Direito Digital – p. 187"

Confira outras obras

Nova EJA Moderna – Matemática
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Matemática

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Matemática e potencialize a aprendizagem dos alunos com recursos didáticos atualizados e conteúdos contextualizados.

Nova EJA Moderna – Inglês
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Inglês

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Inglês e desenvolva competências dos alunos no idioma com materiais didáticos inclusivos e contextualizados.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

NOVA EJA MODERNA: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores

Anos Iniciais e Finais: Quer se aprofundar nos conteúdos das categorias?

Na Nova EJA Moderna você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer Materiais