Nova EJA Moderna – Leitura e Escrita

Volume 1
Imagem principal do livro
EJA

Articulação da capacidade de leitura e escrita

Por meio de atividades diversas, olhar para o virtual e debates éticos.

Código da Obra:
0004P260102212000
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Marina Sandron Lupinetti
Marina Sandron Lupinetti Editor(a) responsável

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Articular a capacidade leitora

Além dos conhecimentos linguísticos e da capacidade de escrita.

Ícone da proposta pedagógica

Experiências do aluno

Como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Ícone da proposta pedagógica

Incentivar a expressão oral individual

Com uma vasta gama de atividades, debates éticos e olhar voltado aos ambientes virtuais.

Conteúdo programático

"Nova EJA MODERNA – Leitura e Escrita – 2º segmento – Volume 1



UNIDADE 0 – O mundo da leitura e da escrita – p. 11



CAPÍTULO A – Escrita por toda parte – p. 12

Para refletir sobre a língua: a escrita está em toda parte – p. 14

Para refletir e discutir: lambe-lambe – p. 16

Para ler e entender: “Gentileza” – p. 17

Para falar em público: mesa-redonda – p. 19

Para refletir sobre a língua: letras e sílabas – p. 20

Para colocar em prática: jogo “Batalha das palavras” – p. 22

Para refletir sobre a língua: uso das letras m e n em final de sílaba – p. 23

Para colocar em prática: formulário de dados pessoais – p. 25

Para colocar em prática: apresentação pessoal – p. 28



CAPÍTULO B – Vida entre versos – p. 30

Para refletir e discutir: “Xícara” – p. 32

Para ler e entender: “Aos leitô” – p. 33

Para refletir sobre a língua: relações entre fala e escrita – p. 35

Para colocar em prática: poema – p. 37

Para ler e entender: “VI” e “Infância” – p. 38

Para refletir sobre a língua: palavras que combinam – p. 40

Para falar em público: sarau – p. 43

TEXTO COMPLEMENTAR: “Meus oito anos” – p. 44



UNIDADE 1 – Identidade e pluralidade – p. 45



CAPÍTULO 1 – Diferentes falares e versos – p. 46

Para refletir e discutir: nova Carteira de Identidade Nacional – p. 48

Para ler e entender: “Morte e vida severina” – p. 49

Para ir além: “Buraco negro” – p. 53

Para estudar o gênero: poema e ciberpoema – p. 54

Para refletir sobre a língua: variedades linguísticas – p. 60

Para colocar em prática: poema e ciberpoema – p. 66

Para falar em público: jogral – p. 67

TEXTO COMPLEMENTAR: “Vocabulário brasileiro – Culturas africanas influenciaram nosso idioma – p. 68



CAPÍTULO 2 – Histórias, palavras e origens – p. 70

Para refletir e discutir: direitos humanos – p. 72

Para ler e entender: “Hariporia, a origem do açaí” – p. 73

Para ir além: “Indígenas karipuna denunciam aumento de invasores em sua terra” – p. 75

Para estudar o gênero: lenda – p. 77

Para refletir sobre a língua: substantivo e adjetivo – p. 80

Para colocar em prática: lenda – p. 85

Para falar em público: lenda – p. 87

TEXTO COMPLEMENTAR: “Denilson Baniwa e sua arte visionária” – p. 88

PARA ATUAR: Quem somos nós? – p. 91



UNIDADE 2 – Alimentação e cultura – p. 93



CAPÍTULO 3 – Tornando o cotidiano mais leve – p. 94

Para refletir e discutir: alimentação saudável – p. 96

Para ler e entender: “O come e não engorda” – p. 98

Para ir além: “Koizas da vida” – p. 101

Para estudar o gênero: crônica – p. 102

Para refletir sobre a língua: artigos e numerais – p. 105

Para colocar em prática: crônica – p. 109

Para falar em público: leitura de crônica – p. 111

TEXTO COMPLEMENTAR: “Conheça os benefícios de consumir alimentos orgânicos” – p. 112



CAPÍTULO 4 – Os recursos da propaganda – p. 114

Para refletir e discutir: desperdício de alimentos – p. 116

Para ler e entender: “A fome mora ao lado” – p. 118

Para ir além: “Noções básicas sobre direitos do consumidor” – p. 120

Para estudar o gênero: anúncio de propaganda – p. 121

Para refletir sobre a língua: linguagem verbal e não verbal e verbo – p. 124

Para colocar em prática: anúncio de propaganda – p. 130

Para falar em público: programa de rádio – p. 131

TEXTO COMPLEMENTAR: “O que eu posso fazer para ajudar a acabar com a fome no Brasil?” – p. 132

MUNDO DIGITAL: Anúncios publicitários – p. 134



CAPÍTULO 5 – Reclamar: um direito do cidadão – p. 136

Para refletir e discutir: cozinha solidária – p. 138

Para ler e entender: “Leitor relata problema com árvore na zona leste” – p. 140

Para ir além: “Não seja igual à direção” – p. 142

Para estudar o gênero: carta de reclamação – p. 145

Para refletir sobre a língua: pronomes de tratamento – p. 148

Para colocar em prática: carta de reclamação – p. 152

TEXTO COMPLEMENTAR: “Moeda Verde” – p. 155

PARA ATUAR: A fome tem pressa – p. 156

PRÁTICA INTEGRADORA: Horta comunitária – p. 158

AVALIAÇÃO: Unidades 1 e 2 – p. 161



UNIDADE 3 – Moradia e convivência – p. 163



CAPÍTULO 6 – Morar e conviver no mundo atual – p. 164

Para refletir e discutir: moradia – p. 166

Para ler e entender: “Casa no campo” – p. 168

Para ir além: “A casa de Collettes em Cagnes” – p. 170

Para estudar o gênero: letra de canção – p. 172

Para refletir sobre a língua: sentido conotativo e sentido denotativo; antônimos e sinônimos – p. 177

Para colocar em prática: letra de canção – p. 181

Para falar em público: letra de canção – p. 183

TEXTO COMPLEMENTAR: “Estudo indica que um em cada mil brasileiros não tem moradia” – p. 184



CAPÍTULO 7 – Direito a moradia – p. 186

Para refletir e discutir: o problema da moradia – p. 188

Para ler e entender: “IBGE anuncia retorno da utilização do termo favela no censo demográfico” – p. 190

Para ir além: “Favela” – p. 192

Para estudar o gênero: notícia – p. 193

Para refletir sobre a língua: concordância nominal e concordância verbal – p. 201

Para colocar em prática: notícia – p. 205

Para falar em público: podcast noticioso – p. 206

MUNDO DIGITAL: A desinformação no contexto digital – p. 208

TEXTO COMPLEMENTAR: tirinha – p. 211



CAPÍTULO 8 – Convívio social organizado – p. 212

Para refletir e discutir: direitos da pessoa idosa – p. 214

Para ler e entender: “Regimento Clube Recreativo da Associação dos Servidores Municipais de Palmas/TO – Assemp” – p. 216

Para ir além: “Narração de pênalti histórico” – p. 220

Para estudar o gênero: regimento interno – p. 222

Para refletir sobre a língua: infinitivo impessoal, presente e futuro do presente do indicativo e pronomes indefinidos – p. 226

Para colocar em prática: regimento interno – p. 229

TEXTO COMPLEMENTAR: “OBSERVATÓRIO orienta para boas condutas no trânsito” – p. 231

PARA ATUAR: Mutirão da coleta de lixo – p. 232



UNIDADE 4 – Saúde e qualidade de vida – p. 233



CAPÍTULO 9 – Em busca de qualidade de vida – p. 234

Para refletir e discutir: atividade física e saúde – p. 236

Para ler e entender: “Expectativa × realidade”, “Chegar em casa…” – p. 237

Para ir além: humor e saúde – p. 238

Para estudar os gêneros: charge e meme – p. 240

Para refletir sobre a língua: frase, oração e período – p. 243

Para colocar em prática: charge e meme – p. 247

TEXTO COMPLEMENTAR: “Arrotar é preciso” – p. 250



CAPÍTULO 10 – Experiências de vida – p. 252

Para refletir e discutir: viver e reviver – p. 254

Para ler e entender: “Jorge veste fardão” – p. 256

Para ir além: “Quando as crianças brincam” – p. 260

Para estudar o gênero: memórias – p. 260

Para refletir sobre a língua: pronomes possessivos e marcadores de tempo – p. 266

Para colocar em prática: memórias – p. 270

Para falar em público: memórias – p. 272

TEXTO COMPLEMENTAR: “A raiva de ser índio” – p. 274

PARA ATUAR: Movimento-me, logo existo – p. 276

PRÁTICA INTEGRADORA: Conversa sobre saúde mental – p. 278

AVALIAÇÃO: Unidades 3 e 4 – p. 280



SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 282

TRANSCRIÇÃO DE ÁUDIO – p. 284

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 287



SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS

Vídeo: Ciberpoemas – p. 58

Imagem: Apresentação de jogral – p. 67

Podcast: Depoimento de um imigrante – p. 91

Infográfico: Benefícios da alimentação saudável – p. 96

Vídeo: Campanha “Seu consumo transforma o mundo” – p. 117

Podcast: Slogan e jingle – p. 123

Carrossel de imagens: Tipos de moradia – p. 166

Podcast: Como fazer uma notícia – p. 205

Infográfico: Inteligência artificial – p. 209

Carrossel de imagens: Tipos de trabalho voluntário – p. 232

Imagem: Caricatura – p. 241

Carrossel de imagens: Exercícios de alongamento – p. 277"

Confira outras obras

Nova EJA Moderna – Matemática
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Matemática

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Matemática e potencialize a aprendizagem dos alunos com recursos didáticos atualizados e conteúdos contextualizados.

Nova EJA Moderna – Inglês
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Inglês

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Inglês e desenvolva competências dos alunos no idioma com materiais didáticos inclusivos e contextualizados.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

NOVA EJA MODERNA: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores

Anos Iniciais e Finais: Quer se aprofundar nos conteúdos das categorias?

Na Nova EJA Moderna você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer Materiais
Imagem principal do livro
EJA

Articulação da capacidade de leitura e escrita

Por meio de atividades diversas, olhar para o virtual e debates éticos.

Código da Obra:
0004P260102212000
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Marina Sandron Lupinetti
Marina Sandron Lupinetti Editor(a) responsável

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Articular a capacidade leitora

Além dos conhecimentos linguísticos e da capacidade de escrita.

Ícone da proposta pedagógica

Experiências do aluno

Como ponto de partida para o processo de aprendizagem.

Ícone da proposta pedagógica

Incentivar a expressão oral individual

Com uma vasta gama de atividades, debates éticos e olhar voltado aos ambientes virtuais.

Conteúdo programático

"Nova EJA MODERNA – Leitura e Escrita – 2º segmento – Volume 2



UNIDADE 0 – Convivência e comunicação – p. 11



CAPÍTULO A – Troca de experiências entre gerações – p. 12

Para refletir sobre a língua: leitura e escrita – p. 14

Para refletir e discutir: etarismo – p. 15

Para ler e entender: “Idosa volta a estudar aos 62 anos e compartilha rotina com neto na mesma escola: ‘Um ajuda o outro’” – p. 16

Para refletir sobre a língua: uso da letra maiúscula – p. 17

Para colocar em prática: minibiografia – p. 18

Para ler e entender: “Além do chão: uma entrevista com o multiartista Ricardo Aleixo” – p. 19

Para refletir sobre a língua: uso das letras S e R – p. 21

Para falar em público: leitura de texto com base em entrevista – p. 22

Para ler e entender: “Jeitos de aprender” – p. 23

Para refletir sobre a língua: plural e singular – p. 26



CAPÍTULO B – Interagindo com as pessoas – p. 28

Para refletir sobre a língua: comunicação no cotidiano – p. 30

Para refletir e discutir: como nos proteger nas comunicações on-line – p. 32

Para ler e entender: miniconto “86” – p. 33

Para refletir sobre a língua: sinais de pontuação – p. 35

Para falar em público: dramatização – p. 36

Para estudar o gênero: carta – p. 37

Para refletir sobre a língua: -am ou -ão na terminação de verbos – p. 39

Para colocar em prática: coletânea de cartas para as infâncias – p. 40

TEXTO COMPLEMENTAR: tirinha – p. 42



UNIDADE 1 – Cidadanias em ação – p. 43



CAPÍTULO 1 – Encarando a realidade – p. 44

Para refletir e discutir: cartilha de direitos do cidadão – p. 46

Para ler e entender: “Zap” – p. 48

Para ir além: “O ataque dos perturbados monstros de neve” – p. 50

Para estudar o gênero: conto – p. 52

Para refletir sobre a língua: discurso direto e discurso indireto – p. 57

Para colocar em prática: conto – p. 61

TEXTO COMPLEMENTAR: “Vozes-mulheres” – p. 64



CAPÍTULO 2 – Respeito à diversidade – p. 66

Para refletir e discutir: representatividade LGBTQIAPN+ – p. 68

Para ler e entender: “Índigo Borboleta Anil – Liniker [Resenha do álbum]” – p. 71

Para ir além: “Mundaréu de Mim” – p. 75

Para estudar o gênero: vlog cultural – p. 77

Para refletir sobre a língua: adjetivos nos vlogs – p. 82

Para colocar em prática: vlog cultural – p. 83

TEXTO COMPLEMENTAR: “Uso de termos corretos contribui para inclusão da pessoa com deficiência” – p. 86



CAPÍTULO 3 – Preservar é preciso – p. 88

Para refletir e discutir: proteção da Amazônia – p. 90

Para ler e entender: “Jamais imaginei estar magoando alguém” – p. 92

Para ir além: “Moa ecológico” – p. 95

Para estudar o gênero: entrevista – p. 96

Para refletir sobre a língua: análise sintática – p. 102

Para colocar em prática: entrevista – p. 106

Para falar em público: entrevista oral – p. 108

TEXTO COMPLEMENTAR: cartum – p. 109

PARA ATUAR: Não à violência contra a mulher – p. 110



UNIDADE 2 – Sociedade em movimento – p. 111



CAPÍTULO 4 – Em poucas palavras – p. 112

Para refletir e discutir: outras “guerras” – p. 114

Para ler e entender: “Jornalismo e violência” – p. 115

Para ir além: ato na praia de Copacabana – p. 120

Para estudar o gênero: resumo – p. 121

Para refletir sobre a língua: coesão textual – p. 126

Para colocar em prática: resumo – p. 129

Para falar em público: roda de conversa – p. 132

TEXTO COMPLEMENTAR: charge – p. 133



CAPÍTULO 5 – Falando em público – p. 134

Para refletir e discutir: Constituição brasileira – p. 136

Para ler e entender: “O que é racismo estrutural?” – p. 137

Para ir além: “Meada” – p. 140

Para estudar o gênero: seminário – p. 142

Para refletir sobre a língua: organizadores textuais – p. 144

Para colocar em prática: seminário – p. 146

Para falar em público: seminário – p. 149

TEXTO COMPLEMENTAR: “O racismo é uma presença real na medicina brasileira e mundial” – p. 151

PARA ATUAR: Combate ao racismo – p. 153

MUNDO DIGITAL: O discurso de ódio no contexto digital – p. 154

PRÁTICA INTEGRADORA: Festival de slam – p. 156

AVALIAÇÃO: Unidades 1 e 2 – p. 159



UNIDADE 3 – Trabalho e igualdade de direitos – p. 161



CAPÍTULO 6 – O trabalho nosso de cada dia – p. 162

Para refletir e discutir: preconceito racial no trabalho – p. 164

Para ler e entender: “Crescem as evidências de precarização do trabalho de motoristas e entregadores” – p. 166

Para ir além: “Operários” – p. 169

Para estudar o gênero: reportagem – p. 170

Para refletir sobre a língua: coesão e coerência – p. 177

Para colocar em prática: reportagem – p. 181

Para falar em público: reportagem em áudio – p. 182

TEXTO COMPLEMENTAR: tirinha – p. 183



CAPÍTULO 7 – O trabalho feminino em debate – p. 184

Para refletir e discutir: empoderamento feminino – p. 186

Para ler e entender: “A sobrecarga feminina do cuidado como questão de Estado” – p. 189

Para ir além: “Mãe e filha” – p. 193

Para estudar o gênero: debate – p. 194

Para refletir sobre a língua: o uso de operadores argumentativos no debate – p. 200

Para colocar em prática: debate regrado – p. 204

TEXTO COMPLEMENTAR: “Assim eu vejo a vida” – p. 207



CAPÍTULO 8 – Emprego, o tão sonhado emprego – p. 208

Para refletir e discutir: Dia do Trabalhador – p. 210

Para ler e entender: “Contrata-se operador(a) de caixa PcD – Recife” e “Currículo” – p. 211

Para ir além: We can do it! – p. 215

Para estudar os gêneros: anúncio de emprego e currículo – p. 216

Para refletir sobre a língua: voz passiva sintética – p. 221

Para colocar em prática: currículo – p. 224

TEXTO COMPLEMENTAR: “Recrutadora reage ao ser questionada sobre salário” – p. 226

MUNDO DIGITAL: Inteligência artificial e mundo do trabalho – p. 227



UNIDADE 4 – Desenvolvimento e sustentabilidade – p. 229



CAPÍTULO 9 – O mundo que queremos – p. 230

Para refletir: desenvolvimento e sustentabilidade – p. 232

Para ler e entender: “O Brasil tem energia verde e sustentável, mas falta a respectiva política industrial” – p. 234

Para ir além: “Árvore” e “Natureza morta 1” – p. 237

Para estudar o gênero: artigo de opinião – p. 240

Para refletir sobre a língua: o uso de operadores argumentativos no artigo de opinião – p. 245

Para colocar em prática: artigo de opinião – p. 248

TEXTO COMPLEMENTAR: cartum – p. 251



CAPÍTULO 10 – O mundo que construímos – p. 252

Para refletir e discutir: transmissão de saberes – p. 254

Para ler e entender: “Nossa vida em família” – p. 256

Para ir além: “Café” – p. 259

Para estudar o gênero: texto teatral – p. 260

Para refletir sobre a língua: sinais de pontuação e gírias – p. 264

Para colocar em prática: texto teatral – p. 269

Para falar em público: espetáculo teatral – p. 271

TEXTO COMPLEMENTAR: “As mulheres indígenas são as principais responsáveis pela roça” – p. 273

PARA ATUAR: Práticas sustentáveis – p. 275

PRÁTICA INTEGRADORA: Direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras – p. 276

AVALIAÇÃO: Unidades 3 e 4 – p. 278



SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 281

TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO – p. 283

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 287



SUMÁRIO DOS OBJETOS DIGITAIS

Podcast: Uma história dos direitos humanos – p. 46

Infográfico: Representatividades na literatura contemporânea – p. 64

Infográfico: Breve história dos direitos LGBTQIAPN+ – p. 70

Imagem: Entrevista oral – p. 108

Vídeo: Como fazer um resumo – p. 129

Vídeo: Biografias na rede – p. 141

Podcast: Como fazer uma apresentação oral – p. 146

Imagem: Seminário – p. 149

Vídeo: Como produzir e publicar uma reportagem em hipermídia? – p. 181

Carrossel de imagens: Representação do trabalho nas artes – p. 193

Imagem: Direitos da mulher – p. 216

Infográfico: Transição energética – p. 248

Carrossel de imagem: Dramaturgos em cena – p. 262"

Confira outras obras

Nova EJA Moderna – Matemática
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Matemática

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Matemática e potencialize a aprendizagem dos alunos com recursos didáticos atualizados e conteúdos contextualizados.

Nova EJA Moderna – Inglês
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Inglês

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Inglês e desenvolva competências dos alunos no idioma com materiais didáticos inclusivos e contextualizados.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

NOVA EJA MODERNA: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores

Anos Iniciais e Finais: Quer se aprofundar nos conteúdos das categorias?

Na Nova EJA Moderna você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer Materiais