Nova EJA Moderna – Inglês

Volume 1
Imagem principal do livro
EJA

Foco na comunicação e na diversidade

A língua inglesa diante de cenários, culturas e necessidades diferentes.

Código da Obra:
0008P260102216000
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Marina Sandron Lupinetti
Marina Sandron Lupinetti Editor(a) responsável

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Contato com a diversidade

De culturas e diferentes realidades para incentivar a conexão com a língua.

Ícone da proposta pedagógica

Foco na comunicação

Para expandir os conhecimentos com a língua de forma plural.

Ícone da proposta pedagógica

Desenvolvimento das habilidades

Como leitura, escrita, oralidade, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural.

Conteúdo programático

"Nova EJA MODERNA – Inglês – 2º segmento – Volume 1



UNIDADE 0 – Uma língua de todos e para todos – p. 12



CAPÍTULO A – Uma língua, muitos sotaques – p. 13

Para refletir: Idioma é patrimônio – p. 14

Para pensar a língua: O inglês no mundo – p. 16

Para pensar nas palavras: Variedades e estruturas fixas – p. 19

Para colocar em prática: O que queremos estudar – p. 21



CAPÍTULO B – O inglês aqui – p. 22

Para pensar: Contato e influência – p. 23

Para pensar a língua: O inglês no português e no Brasil – p. 25

Para pensar sobre as palavras: Cognatos e falsos cognatos – p. 27

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Somos como duas línguas estrangeiras – p. 29



UNIDADE 1 – Identidade e pluralidade – p. 31



CAPÍTULO 1 – Quem sou eu? – p. 32

Para pensar: Identidade cultural – p. 33

Para ouvir: Documentos de identidade – p. 34

Para pensar sobre as palavras: Saudações e apresentações – p. 39

Para ler e compreender: Formulários de inscrição – p. 43

Para pensar a linguagem: Pronomes pessoais, adjetivos possessivos e verbo to be – p. 46

Para colocar em prática: Formulários de inscrição – p. 49

Para colocar em prática: Falando de mim – p. 50

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Criança das Américas – p. 53



CAPÍTULO 2 – Origens – p. 55

Para pensar: Minhas raízes – p. 56

Para ouvir: Falando sobre suas origens – p. 57

Para pensar nas palavras: Continentes e países – p. 59

Para pensar sobre as palavras: Adjetivos de nacionalidade – p. 61

Para ler e compreender: Um cronograma – p. 62

Para pensar a linguagem: Verbo to be – p. 65

Para colocar em prática: Minha agenda – p. 70

Para colocar em prática: Falando sobre minha família – p. 72

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Home – p. 74



UNIDADE 2 – Hábitos alimentares – p. 76



CAPÍTULO 3 – Desperdício de alimentos – p. 77

Para pensar: Resíduos vs. falta de acesso – p. 78

Para ouvir: Aula de culinária – p. 79

Para pensar sobre as palavras: Verbos e alimentos culinários – p. 82

Para ler e compreender: Uma receita – p. 86

Para pensar a língua: Artigos imperativos, definidos e indefinidos, e expressões de frequência – p. 91

Para colocar em prática: Uma receita – p. 95

Para colocar em prática: Falando sobre segredos de cozinha – p. 96

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Esta é a receita da vida – p. 99



CAPÍTULO 4 – Educação alimentar e nutricional – p. 100

Para pensar: Semana saudável? – p. 101

Para ouvir: Nutrição e planejamento de refeições – p. 102

Para pensar sobre as palavras: Frações – p. 105

Para ler e compreender: Guia nutricional brasileiro – p. 108

Para pensar sobre a linguagem: substantivos contáveis ​​e incontáveis, quantificadores, adjetivos demonstrativos e pronomes interrogativos – p. 112

MUNDO DIGITAL: Fontes confiáveis ​​– p. 117

Para colocar em prática: Nosso guia nutricional – p. 118

Para colocar em prática: Falando sobre uma alimentação equilibrada – p. 119

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: A casa na Rua Mango – p. 121

PRÁTICA INTEGRADORA: Oficina de recuperação de resíduos alimentares – p. 123

AVALIAÇÃO – Unidades 1 e 2 – p. 126



UNIDADE 3 – Vida em comunidade – p. 128



CAPÍTULO 5 – Saneamento e habitação – p. 129

Para pensar: Habitação precária – p. 130

Para ouvir: Comercial imobiliário – p. 131

Para pensar sobre as palavras: Endereço, casas, partes da casa e móveis – p. 133

Para ler e compreender: Anúncio classificado – p. 137

Para pensar a linguagem: Substantivos plurais, there is/are e preposições de lugar – p. 140

Para colocar em prática: Anúncio Classificado – p. 142

Para colocar em prática: Conversas em rede – p. 144

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Encontrando-me – p. 146



CAPÍTULO 6 – Mobilidade urbana e acesso – p. 148

Para pensar: Acessibilidade e lugares importantes no bairro – p. 149

Para ouvir: Diretrizes de trânsito e mobilidade – p. 150

Para pensar as palavras: Meios de transporte e lugares na cidade – p. 152

Para ler e compreender: Guias de cidades e mapas turísticos – p. 156

Para pensar a linguagem: Preposições e pronomes possessivos – p. 161

Para colocar em prática: Guia de bairro – p. 164

Para colocar em prática: Falando sobre pontos de interesse – p. 166

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Americanah – p. 168



UNIDADE 4 – Saúde e sociedade – p. 170



CAPÍTULO 7 – Acesso à saúde pública – p. 171

Para refletir: Igualdade de acesso à saúde e prevenção de doenças – p. 172

Para ouvir: Campanhas de saúde – p. 173

Para pensar sobre as palavras: Partes do corpo – p. 175

Para ler e compreender: Anúncio de utilidade pública – p. 179

MUNDO DIGITAL: Publicidade online – p. 184

Para pensar sobre a linguagem: verbos de presente simples e de ação – do, practice, play, go – p. 186

Para colocar em prática: Uma campanha de prevenção – p. 189

Para colocar em prática: Uma campanha de vídeo – p. 190

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Conversas com amigos – p. 192



CAPÍTULO 8 – Regras e regulamentos – p. 194

Para pensar: Segurança em primeiro lugar – p. 195

Para ouvir: Respeitando regras e regulamentos – p. 196

Para pensar sobre as palavras: Sinais – p. 199

Para ler e compreender: Cartazes – p. 203

Para pensar a linguagem: Presente simples, advérbios de tempo, preposições de tempo – p. 206

Para colocar em prática: Cartazes – p. 209

Para colocar em prática: Conversando sobre os sinais de trânsito ao nosso redor – p. 211

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: O Grande Gatsby – p. 213

PRÁTICA INTEGRADORA: Utilizar as redes sociais para promover um negócio – p. 215

AVALIAÇÃO – Unidades 3 e 4 – p. 218



SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 220

TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO – p. 224

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 234



RESUMO DOS OBJETOS DIGITAIS

Carrossel de imagens: Documentos de identidade – p. 37

Vídeo: Migração, imigração e emigração – p. 56

Podcast : Migração e Direitos Humanos – p. 56

Vídeo: Desperdício de alimentos e acesso – p. 78

Infográfico: Classificações de alimentos – p. 101

Podcast : Segurança alimentar e direitos humanos – p. 108

Imagem: Refeição saudável – pág. 110

Podcast : Recuperação de alimentos – p. 123

Carrossel de imagens: Saneamento básico – p. 129

Imagem: Saneamento e habitação – p. 130

Infográfico: Mobilidade urbana – p. 149

Vídeo: Saúde mental – p. 192

Infográfico: Sinais de trânsito – pág. 199"

Confira outras obras

Nova EJA Moderna – Matemática
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Matemática

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Matemática e potencialize a aprendizagem dos alunos com recursos didáticos atualizados e conteúdos contextualizados.

Nova EJA Moderna – Ciências Humanas e Arte
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Ciências Humanas e Arte

Descubra a coleção Nova EJA Moderna de Ciências Humanas e Arte, com conteúdos integrados, atualizados e voltados para o protagonismo do aluno.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

NOVA EJA MODERNA: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores

Anos Iniciais e Finais: Quer se aprofundar nos conteúdos das categorias?

Na Nova EJA Moderna você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer Materiais
Imagem principal do livro
EJA

Foco na comunicação e na diversidade

A língua inglesa diante de cenários, culturas e necessidades diferentes.

Código da Obra:
0008P260102216000
Baixar Obra
Avatar Obra Coletiva Editora Moderna
Obra Coletiva Editora Moderna Autor(a)
Avatar Marina Sandron Lupinetti
Marina Sandron Lupinetti Editor(a) responsável

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Contato com a diversidade

De culturas e diferentes realidades para incentivar a conexão com a língua.

Ícone da proposta pedagógica

Foco na comunicação

Para expandir os conhecimentos com a língua de forma plural.

Ícone da proposta pedagógica

Desenvolvimento das habilidades

Como leitura, escrita, oralidade, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural.

Conteúdo programático

"Nova EJA MODERNA – Inglês – 2º segmento – Volume 2



UNIDADE 1 – Sustentabilidade e equilíbrio ecológico – p. 12



CAPÍTULO 1 – Preservação da natureza – p. 13

Para pensar: Caminhos para a preservação dos biomas – p. 14

Para ouvir: Preservação animal – p. 15

Para pensar sobre as palavras: Categorias de animais – p. 17

Para ler e compreender: Artigo de notícias – p. 20

MUNDO DIGITAL: Notícias falsas – p. 23

Para pensar a linguagem: adjetivos comparativos e de cana – p. 25

Para colocar em prática: Reportagem – p. 28

Para colocar em prática: Apresentando as notícias – p. 30

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Flush: uma biografia – p. 32



CAPÍTULO 2 – Ecológico – p. 34

Para pensar: O que significa ser ecologicamente correto? – p. 35

Para ouvir: Dicas de panificação ecológicas – p. 36

Para pensar nas palavras: Ações sustentáveis ​​– p. 38

Para ler e compreender: Um infográfico – p. 40

Para pensar a linguagem: Verbos modais e superlativos – p. 44

Para colocar em prática: Um infográfico – p. 49

Para colocar em prática: Um podcast – p. 50

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Parábola do Semeador – p. 53



UNIDADE 2 – Pertencimento – p. 55



CAPÍTULO 3 – Identidade brasileira – p. 56

Para pensar: O povo brasileiro – p. 57

Para ouvir: Relato pessoal – p. 58

Para pensar sobre as palavras: Cognatos, falsos congnatos e expressões idiomáticas – p. 60

Para ler e compreender: Autobiografia – p. 63

Para pensar a língua: Passado simples (verbo to be ) e pronomes indefinidos – p. 67

Para colocar em prática: Autobiografia – p. 71

Para colocar em prática: Falando da minha vida – p. 72

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: O diário de uma jovem – p. 74



CAPÍTULO 4 – Em que você está envolvido? – p. 76

Para pensar: Conhecimento ancestral – p. 77

Para ouvir: Apelo à liberdade – p. 78

Para pensar sobre as palavras: Pronúncia de verbos regulares – p. 81

Para ler e compreender: Biografia – p. 83

Para pensar a língua: Passado simples de verbos regulares e irregulares e expressões de tempo no passado – p. 86

MUNDO DIGITAL: Pesquisando online – p. 90

Para colocar em prática: Biografia de alguém – p. 92

Para colocar em prática: Falando de pessoas extraordinárias – p. 93

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: O manifesto das espécies companheiras – p. 95

PRÁTICA INTEGRADORA: Promovendo um evento coletivo em espaço público – p. 97

AVALIAÇÃO: Unidades 1 e 2 – p. 100



UNIDADE 3 – Educação financeira – p. 102



CAPÍTULO 5 – Educação financeira – p. 103

Para pensar: Comportamento do consumidor – p. 104

Para ouvir: Uma resenha de livro – p. 105

Para pensar sobre as palavras: Expressões idiomáticas sobre dinheiro – p. 107

Para ler e compreender: Uma revisão – p. 110

Para pensar a linguagem: Past continuous – p. 113

Para colocar em prática: Uma revisão escrita – p. 115

Para colocar em prática: Uma revisão em vídeo – p. 116

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: O legado de 30.000 – p. 119



CAPÍTULO 6 – Acesso aos bens culturais – p. 122

Para pensar: Consumo de bens e serviços culturais – p. 123

Para ouvir: Um discurso – p. 124

Para pensar sobre as palavras: Conjunções e adjetivos – p. 126

Para ler e compreender: Postagem do blog – p. 129

Para pensar sobre a linguagem: Past continuous versus simple past e while / when – p. 132

Para colocar em prática: Post do blog – p. 134

Para colocar em prática: Falando sobre bens culturais – p. 135

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Becoming – p. 137



UNIDADE 4 – O futuro do mercado de trabalho – p. 139



CAPÍTULO 7 – Somos todos trabalhadores – p. 140

Para pensar: Mercado de trabalho no Brasil – p. 141

Para ouvir: Anúncios de emprego – p. 142

Para pensar sobre as palavras: Ocupações e expressões idiomáticas relacionadas às descrições de cargos – p. 144

Para ler e compreender: Anúncio de emprego – p. 147

Para pensar a linguagem: Futuro ( will e be going to ) – p. 151

Para colocar em prática: Anúncio de emprego – p. 153

Para colocar em prática: Entrevista de emprego – p. 154

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Vida e Tempos de Michael K – p. 156



CAPÍTULO 8 – Idadismo – p. 158

Para refletir: Idadismo no mercado de trabalho – p. 159

Para ouvir: Resumo em vídeo – p. 160

Para pensar sobre as palavras: Adjetivos relacionados ao trabalho – p. 162

Para ler e compreender: Resumo – p. 165

Para pensar a linguagem: Zero e primeiros condicionais – p. 169

Para colocar em prática: Resumo – p. 172

Para colocar em prática: Vídeo currículo – p. 173

PARA DESCOBRIR OUTROS TEXTOS: Do que falo quando falo de corrida – p. 175

PRÁTICA INTEGRADORA: Criando um controle orçamentário – p. 177

AVALIAÇÃO: Unidades 3 e 4 – p. 180



SUGESTÕES DE AMPLIAÇÃO – p. 182

TRANSCRIÇÕES DE ÁUDIO – p. 189

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS – p. 198



RESUMO DOS OBJETOS DIGITAIS

Imagem: Biomas brasileiros – p. 14

Vídeo: Balanço ecológico – p. 15

Podcast : Preservação ecológica – p. 16

Imagem: 3Rs – p. 35

Infográfico: Ações ecologicamente corretas – p. 38

Carrossel de imagens: símbolos nacionais brasileiros – p. 56

Carrossel de imagens: personalidades nacionais brasileiras – p. 93

Podcast : Fazendo o bem em todo o mundo! – p. 97

Carrossel de imagens: Educação financeira – p. 104

Podcast : Educação financeira – p. 105

Infográfico: Bens culturais e artísticos – p. 123

Vídeo: Mercado de trabalho – p. 141

Imagem: Campos de estudo – p. 164

Podcast : Controle orçamentário – p. 177"

Confira outras obras

Nova EJA Moderna – Matemática
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Matemática

Conheça a coleção Nova EJA Moderna de Matemática e potencialize a aprendizagem dos alunos com recursos didáticos atualizados e conteúdos contextualizados.

Nova EJA Moderna – Ciências Humanas e Arte
Categoria 2 - Anos Finais

Nova EJA Moderna – Ciências Humanas e Arte

Descubra a coleção Nova EJA Moderna de Ciências Humanas e Arte, com conteúdos integrados, atualizados e voltados para o protagonismo do aluno.

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

NOVA EJA MODERNA: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Conheça nossos recursos para educadores

ModernAmigos

Central de recursos para o professor, 100% gratuita

Saiba mais

Revista Educatrix

Formação para professores

Saiba mais

Formação Continuada

Capacitação para professores

Saiba mais

Plataforma Digital

Moderna Formação EAD

Saiba mais
Conheça nossos recursos para educadores

Anos Iniciais e Finais: Quer se aprofundar nos conteúdos das categorias?

Na Nova EJA Moderna você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer Materiais