Moderna EM AÇÃO - Arte

Volume 1
Imagem principal do livro
Ensino Médio

Artes integradas e culturas jovens

Temas com foco em artes integradas e cultura jovem.

Código da Obra:
0002 P26 01 01 201 810
Baixar Obra
Avatar Diego Fernandes
Diego Fernandes Autor(a)
Avatar Felipe Marques Pagliato
Felipe Marques Pagliato Autor(a)
Avatar Kelly Sabino
Kelly Sabino Autor(a)
Avatar Luiz Pimentel
Luiz Pimentel Autor(a)

Proposta Pedagógica

Ícone da proposta pedagógica

Protagonismo juvenil

Estimula autonomia e cooperação estudantil.

Ícone da proposta pedagógica

Artes integradas

Temas apresentam no mínimo duas linguagens artísticas.

Ícone da proposta pedagógica

Práticas criativas

Seções para vivência e imersão em processos criativos.

Conteúdo programático

Unidade Título Capítulo Seção Página
1ARTE E JUVENTUDESArte é linguagemArte hoje: no corpo, no mundo e na vida19
1ARTE E JUVENTUDESArte é linguagemPRÁTICAS EM AÇÃO: Batalha de passinhos21
1ARTE E JUVENTUDESArte é linguagemDIÁLOGOS: O balé e seus movimentos virtuosos22
1ARTE E JUVENTUDESArte é linguagemA arte no corpo: maquiagens, roupas, adereços e muito mais24
1ARTE E JUVENTUDESArte é linguagemCanção: a música pelas palavras25
1ARTE E JUVENTUDESArte é linguagemPRÁTICAS EM AÇÃO: Ouvindo canções do mundo26
1ARTE E JUVENTUDESArte é linguagemCONCEITOS E TÉCNICAS: Processos de criação: cadernos de artista28
1ARTE E JUVENTUDESArte é linguagemEXPERIMENTANDO: Criação de um caderno de artista como diário de bordo29
1ARTE E JUVENTUDESArte é linguagemO QUE APRENDEMOS29
1ARTE E JUVENTUDESQuem diz o que é arte?Quanto vale uma obra de arte?30
1ARTE E JUVENTUDESQuem diz o que é arte?O que é arte? Para que serve?32
1ARTE E JUVENTUDESQuem diz o que é arte?EM PERSPECTIVA: As muitas faces da arte europeia34
1ARTE E JUVENTUDESQuem diz o que é arte?Arte indígena contemporânea36
1ARTE E JUVENTUDESQuem diz o que é arte?PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: Períodos da história da arte ocidental e suas obras38
1ARTE E JUVENTUDESQuem diz o que é arte?Quem fala pela arte?39
1ARTE E JUVENTUDESQuem diz o que é arte?CONCEITOS E TÉCNICAS: Criação de estênceis41
1ARTE E JUVENTUDESQuem diz o que é arte?EXPERIMENTANDO: Como fazer o seu próprio estêncil?42
1ARTE E JUVENTUDESQuem diz o que é arte?O QUE APRENDEMOS43
1ARTE E JUVENTUDESSonhos em movimentoO funk como expressão dos jovens: das periferias para o mundo45
1ARTE E JUVENTUDESSonhos em movimentoCONEXÕES: Educação, trabalho e arte47
1ARTE E JUVENTUDESSonhos em movimentoQuando quebra queima: juventude, consciência, teatro, dança48
1ARTE E JUVENTUDESSonhos em movimentoTRABALHO E JUVENTUDES: Desenho de luz para espetáculos50
1ARTE E JUVENTUDESSonhos em movimentoCONCEITOS E TÉCNICAS: A dança-teatro: gesto e consciência do movimento51
1ARTE E JUVENTUDESSonhos em movimentoEXPERIMENTANDO: Gestos da vida, gestos do sonho52
1ARTE E JUVENTUDESSonhos em movimentoO QUE APRENDEMOS53
1ARTE E JUVENTUDESSonhos em movimentoNO RADAR – ENEM54
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOQue pop é esse?DIÁLOGOS: Fábrica de imagens: a indústria cultural59
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOQue pop é esse?Pop music: música popular ou música popularizada?60
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOQue pop é esse?Streaming e o acesso à arte62
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOQue pop é esse?CONCEITOS E TÉCNICAS: Sample e beat: compor é para todos64
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOQue pop é esse?EXPERIMENTANDO Fazendo seu próprio beat65
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOQue pop é esse?O QUE APRENDEMOS67
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOO que é ser artista?O que é ser artista?69
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOO que é ser artista?Autoria na música72
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOO que é ser artista?Quando as vozes são iguais73
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOO que é ser artista?EM PERSPECTIVA: Apropriação cultural: do blues negro ao rock branco74
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOO que é ser artista?É arte, releitura ou cópia?75
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOO que é ser artista?PRÁTICAS EM AÇÃO: Intervenção em obra de arte76
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOO que é ser artista?EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Inteligência artificial: as máquinas fazem arte?77
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOO que é ser artista?CONCEITOS E TÉCNICAS: A colagem como meio de expressão78
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOO que é ser artista?O QUE APRENDEMOS79
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOO que é ser artista?PRÁTICAS EM AÇÃO: Composição de colagens79
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOArte: seu público e seu espaçoO espaço como elemento fundamental para a arte e seu público81
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOArte: seu público e seu espaçoCONEXÕES: A arte semeando questões sobre o ambiente89
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOArte: seu público e seu espaçoPRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: O teatro e seus espaços90
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOArte: seu público e seu espaçoCONCEITOS E TÉCNICAS: Encenação teatral91
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOArte: seu público e seu espaçoPRÁTICAS EM AÇÃO: Encenando nos espaços da escola92
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOArte: seu público e seu espaçoO QUE APRENDEMOS93
2O ARTISTA E SEU PÚBLICOArte: seu público e seu espaçoNO RADAR – ENEM94
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALMeus ancestrais falam por mimO cotidiano da ancestralidade: dança, canto e pesquisa de Inaicyra Falcão99
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALMeus ancestrais falam por mimEM PERSPECTIVA: Cultivando hábitos: o conceito de cultura100
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALMeus ancestrais falam por mimA ancestralidade do carimbó101
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALMeus ancestrais falam por mimCONEXÕES: Mário de Andrade e a história tocada e cantada103
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALMeus ancestrais falam por mimEM PERSPECTIVA: O registro musical e a transmissão oral das canções populares104
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALMeus ancestrais falam por mimCONCEITOS E TÉCNICAS Coreografia105
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALMeus ancestrais falam por mimEXPERIMENTANDO: Coreografando nossos gestos ancestrais107
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALMeus ancestrais falam por mimTRABALHO E JUVENTUDES: Bailarina e coreógrafa: entrevista com uma profissional da dança108
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALMeus ancestrais falam por mimO QUE APRENDEMOS109
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALArte, identidade e protagonismoColetivo NEGA: mulheres negras afirmam sua identidade por meio do teatro e da performance111
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALArte, identidade e protagonismoCONEXÕES: O Teatro Experimental do Negro112
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALArte, identidade e protagonismoDIÁLOGOS: Abdias Nascimento e a consciência racial no Brasil113
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALArte, identidade e protagonismoPRÁTICAS EM AÇÃO: Escutar a voz das identidades114
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALArte, identidade e protagonismoO ritmo como afirmação identitária115
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALArte, identidade e protagonismoCONCEITOS E TÉCNICAS: O tempo na linguagem musical116
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALArte, identidade e protagonismoEXPERIMENTANDO: Ritmos afro-brasileiros117
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALArte, identidade e protagonismoO QUE APRENDEMOS118
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALArte, identidade e protagonismoPRÁTICAS EM AÇÃO: Usando a nossa voz!118
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALFesta, patrimônio e coletividadeEntre o sagrado e o profano: reis, palhaços e folia120
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALFesta, patrimônio e coletividadePRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: Festas do mundo123
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALFesta, patrimônio e coletividadeEM PERSPECTIVA: Arte kusiwa: patrimônio imaterial da humanidade124
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALFesta, patrimônio e coletividadeA grande festa dos bois Caprichoso e Garantido125
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALFesta, patrimônio e coletividadeCelebrar o diálogo inter-religioso: festejo e sincretismo no Brasil126
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALFesta, patrimônio e coletividadePRÁTICAS EM AÇÃO: Adereços, adornos, fantasias e maquiagens: os elementos visuais dos festejos populares127
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALFesta, patrimônio e coletividadeO QUE APRENDEMOS129
3ANCESTRALIDADE, IDENTIDADE E PATRIMÔNIO CULTURALFesta, patrimônio e coletividadeNO RADAR – ENEM130
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEArte engajadaArte como protesto135
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEArte engajadaArte e questões sociais137
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEArte engajadaA canção de protesto: música e manifestação política138
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEArte engajadaPRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: Análise documental: canções de protesto e as ditaduras na América Latina140
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEArte engajadaCONEXÕES: Tradições ciganas: resistência e alegria141
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEArte engajadaCONCEITOS E TÉCNICAS: Dos muros para a vida: engajamento e pintura muralista142
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEArte engajadaEXPERIMENTANDO: Muro dos Desejos143
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEArte engajadaO QUE APRENDEMOS144
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEO corpo do artista transformando a realidadeO corpo da artista no mundo da arte146
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEO corpo do artista transformando a realidadeEXPERIMENTANDO: Elaboração de cartaz digital148
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEO corpo do artista transformando a realidadeEDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Cyberbullying: a violência digital149
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEO corpo do artista transformando a realidadeA questão do corpo na performance de Berna Reale150
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEO corpo do artista transformando a realidadeEM PERSPECTIVA: Primeira performance brasileira152
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEO corpo do artista transformando a realidadeCONCEITOS E TÉCNICAS: Performance: a arte do corpo e da presença153
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEO corpo do artista transformando a realidadeO QUE APRENDEMOS155
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEO corpo do artista transformando a realidadePRÁTICAS EM AÇÃO: Performance155
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEA imaginação do futuroViagem à Lua, a primeira ficção científica do cinema157
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEA imaginação do futuroEXPERIMENTANDO: Sessão de cinema com debate158
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEA imaginação do futuroDIÁLOGOS: Afrofuturismo159
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEA imaginação do futuroImaginando o desastre. Cinema e distopia160
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEA imaginação do futuroCONCEITOS E TÉCNICAS: Montagem cinematográfica e trilha sonora162
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEA imaginação do futuroEXPERIMENTANDO: Fazendo um filme de ficção científica167
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEA imaginação do futuroO QUE APRENDEMOS169
4ARTE E TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADEA imaginação do futuroNO RADAR – ENEM170
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA fotografia como expressão artísticaO papel da fotografia175
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA fotografia como expressão artísticaPRÁTICAS EM AÇÃO: Estudo de fotografias179
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA fotografia como expressão artísticaEM PERSPECTIVA: Breve história da fotografia180
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA fotografia como expressão artísticaCONCEITOS E TÉCNICAS: O “instante decisivo” na fotografia181
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA fotografia como expressão artísticaEXPERIMENTANDO: Ensaio fotográfico185
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA fotografia como expressão artísticaCONEXÕES: Registrar as imagens do mundo sem sair de casa186
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA fotografia como expressão artísticaO QUE APRENDEMOS186
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, público e tecnologia: fruição como experiênciaNavegando por um rio onde acontece uma peça teatral: o espetáculo BR3, do Teatro da Vertigem189
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, público e tecnologia: fruição como experiênciaCONEXÕES Experiência, sabedoria e natureza: tecnologias indígenas191
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, público e tecnologia: fruição como experiênciaPRÁTICAS EM AÇÃO: Percepções sobre os espaços do dia a dia: intervenções nos ambientes da escola193
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, público e tecnologia: fruição como experiênciaQuando o público entra na obra: Penetráveis, de Hélio Oiticica194
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, público e tecnologia: fruição como experiênciaDIÁLOGOS: O grande sertão está pelo espaço: o museu como experiência195
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, público e tecnologia: fruição como experiênciaCONCEITOS E TÉCNICAS: Instalação artística197
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, público e tecnologia: fruição como experiênciaEXPERIMENTANDO: Criando uma instalação inspirada na obra As cidades invisíveis198
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, público e tecnologia: fruição como experiênciaO QUE APRENDEMOS200
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA arte e a tecnologia no cotidianoA criação coletiva na contemporaneidade: Playing for Change203
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA arte e a tecnologia no cotidianoEXPERIMENTANDO: Criando uma peça de percussão separadamente, juntos!204
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA arte e a tecnologia no cotidianoAs lives: novas formas de apreciação artística em grande escala205
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA arte e a tecnologia no cotidianoEM PERSPECTIVA: Gravação e distribuição de músicas e filmes206
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA arte e a tecnologia no cotidianoEDUCAÇÃO MIDIÁTICA: Streaming musical: nova economia de produção musical208
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA arte e a tecnologia no cotidianoMuitos em um: multiartistas e as tecnologias209
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA arte e a tecnologia no cotidianoTRABALHO E JUVENTUDES: Criação de músicas para games210
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA arte e a tecnologia no cotidianoCONCEITOS E TÉCNICAS: Tecnologia do encontro para multidões: flashmob211
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA arte e a tecnologia no cotidianoPRÁTICAS EM AÇÃO: Flashmob na escola211
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA arte e a tecnologia no cotidianoCONEXÕES: Novas tecnologias e a arte feita por indígenas212
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAA arte e a tecnologia no cotidianoO QUE APRENDEMOS213
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAFormação para o trabalho em arteOnde se formam artistas e técnicos?215
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAFormação para o trabalho em arteDIÁLOGOS: Roda de conversa: a técnica do balé clássico220
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAFormação para o trabalho em arteO QUE APRENDEMOS223
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAFormação para o trabalho em artePRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: Podcast e entrevista: profissionais da arte223
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, produção cultural e financiamentoCultura: modos de fazer225
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, produção cultural e financiamentoJuntos somos mais fortes: os coletivos de arte226
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, produção cultural e financiamentoA arte no território: espaços culturais independentes227
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, produção cultural e financiamentoEM PERSPECTIVA: A história das políticas culturais no Brasil228
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, produção cultural e financiamentoPRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: Histórico de políticas culturais no Brasil229
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, produção cultural e financiamentoFormas de financiamento: como obter recursos financeiros230
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, produção cultural e financiamentoCONCEITOS E TÉCNICAS: Produção cultural231
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, produção cultural e financiamentoEXPERIMENTANDO: Elaborando um projeto cultural233
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, produção cultural e financiamentoO QUE APRENDEMOS233
5ARTE, TRABALHO E TECNOLOGIAArte, produção cultural e financiamentoNO RADAR – ENEM234
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte, economia solidária e cidadaniaUma cozinha aberta na Casa do Povo: ações cidadãs independentes e comunitárias239
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte, economia solidária e cidadaniaCONEXÕES Quilombagem: uma forma de construir outro mundo?241
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte, economia solidária e cidadaniaCONCEITOS E TÉCNICAS: O que é economia solidária242
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte, economia solidária e cidadaniaPRÁTICAS EM AÇÃO: Criando uma feira de trocas com foco artístico244
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte, economia solidária e cidadaniaO QUE APRENDEMOS245
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e meio ambientePoluição sonora e a paisagem sonora urbana contemporânea247
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e meio ambienteEXPERIMENTANDO: Os sons de nossa paisagem sonora248
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e meio ambienteCONEXÕES: Paisagem sonora e desigualdades nas cidades249
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e meio ambienteInhotim: museu ao ar livre250
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e meio ambienteCONEXÕES: Intervenção artística a partir de uma tragédia ambiental252
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e meio ambienteIntervenções artísticas propondo novos espaços para a cidade254
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e meio ambienteCONCEITOS E TÉCNICAS Intervenção artística255
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e meio ambientePRÁTICAS EM AÇÃO: Realizando uma intervenção artística na escola256
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e meio ambienteO QUE APRENDEMOS257
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoRepatriação do manto: uma conquista dos povos indígenas260
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoO que é a arte feita pelas mãos do povo brasileiro?261
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoRefazer o museu262
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoEM PERSPECTIVA: Do gabinete de curiosidades ao museu virtual264
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoPRÁTICAS EM AÇÃO: Um museu para o território escolar266
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoCONEXÕES: O perigo de uma história única267
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoDIÁLOGOS: Saraus e slams de poesia268
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoPRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO: A recepção do público às obras não hegemônicas269
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoO QUE APRENDEMOS271
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoNO RADAR – ENEM272
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoTRANSCRIÇÕES DAS FAIXAS DE ÁUDIO274
6ARTE POR UMA VIDA SUSTENTÁVELArte e descolonizaçãoREFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COMENTADAS277

Confira outras obras

Moderna EM AÇÃO - Inglês
Língua Inglesa

Moderna EM AÇÃO - Inglês

Inglês

Moderna em Projetos - Ciências Humanas
Ciências Humanas

Moderna em Projetos - Ciências Humanas

Quer tirar todas as suas dúvidas sobre PNLD? Conte com a Moderna.

Aqui você encontra as respostas para suas dúvidas mais comuns. Tudo de forma simples e categorizada por assunto do seu interesse.

MODERNA PLUS, MODERNA SUPERAÇÃO E MODERNA EM AÇÃO: coleções e obras para ampliar o seu conhecimento

Obras e informações que enriquecem a formação continuada de quem atua em sala de aula.

Projetos Integradores:
Quer se aprofundar nos conteúdos da Categoria 2?

No Moderna em Projetos você confere obras que abordam áreas do conhecimento em interface com o mundo do trabalho. Tudo para deixar o aprendizado ainda mais completo.

Conhecer materiais