Entenda cada modelo de escolha do PNLD 2026 para o Ensino Médio! Para garantir o melhor formato de escolha, o MEC oferece três opções para que as Secretarias de Educação organizem suas escolas: – Escolha única para cada escola: a escola analisa e decide, individualmente, quais livros deseja receber. – Escolha única para cada grupo de escolas: as Secretarias têm autonomia para dividir as escolas em grupos com características semelhantes. A obra mais escolhida de cada área dentre o grupo será distribuída para todas as escolas que fazem parte do agrupamento. – Escolha unificada: Todas as escolas de uma rede de ensino deverão receber os mesmos livros, ou seja, aqueles mais votados no sistema do MEC. A decisão sobre o modelo de escolha para a rede de ensino é realizada e registrada pela Secretaria de ensino. As escolas devem ser comunicadas com antecedência pela sua rede sobre qual o modelo de escolha decidido. E lembre-se: as escolas devem sempre registrar sua escolha individualmente, mesmo que a rede faça a opção pela unificação. Por isso, é fundamental que os professores participem ativamente da escolha das coleções.
Como funcionará a escolha do PNLD 2026 para o Ensino Médio? O PNLD 2026 para o Ensino Médio passou por uma mudança significativa desde a sua última edição. Nesse Programa, as escolhas deverão ser feitas por área do conhecimento, ou seja, professores de uma mesma área devem indicar, em conjunto, a coleção que desejam usar nos próximos anos. Porém, as obras serão separadas por componentes curriculares. A escolha está dividida da seguinte forma: Língua Portuguesa + Redação + Arte Língua Inglesa Língua Espanhola (opcional) Educação Física Física + Química + Biologia História + Geografia + Filosofia + Sociologia Educação Digital
Conheça a categoria 2 do PNLD 2026 para o Ensino Médio! Pensando em aproximar o estudante do mundo do trabalho e complementar o trabalho com as áreas do conhecimento, o PNLD 2026 traz quatro obras focadas em projetos integradores que permitem um trabalho interdisciplinar pautado na resolução de problemas reais do cotidiano, podendo ser utilizados nos itinerários formativos. Esses itinerários formativos são conjuntos de matérias, oficinas, projetos de desenvolvimento ou atividades extracurriculares optadas pelo aluno para que ele se aproxime da sua área de interesse. Os materiais estão divididos em quatro áreas do conhecimento: Ciências da Natureza. Ciências Humanas. Linguagens. Matemática.
Conheça a categoria 1 do PNLD 2026 para o Ensino Médio! Com oferta de livros didáticos impressos e digitais acessíveis, nas versões Livro do Aluno e Manual do Professor, a categoria 1 está dividida em áreas do conhecimento, com obras para cada disciplina: Linguagens e suas Tecnologias – Dividida em 4 escolhas: 1 – Língua Portuguesa + Redação + Arte 2 – Língua Inglesa 3 – Língua Espanhola 4 – Educação Física Matemática e suas Tecnologias – Envolve o ensino da Matemática e seus campos de aplicação. Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Inclui as disciplinas de Química, Física e Biologia. Ciências Humanas e Sociais Aplicadas – Envolve História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Educação Digital – para implementação da BNCC da computação.
O que mudou nas políticas públicas do Ensino Médio nos últimos 2 anos? A edição de 2026 do PNLD foi completamente reformulada para atender às necessidades de professores e gestores da rede pública de ensino. Diferente da última edição do Programa, no PNLD 2026 os materiais didáticos serão divididos por componentes curriculares, para garantir maior autonomia e flexibilidade para os professores de cada disciplina! Entenda melhor o que mudou nas políticas públicas e que precisará estar implementado nas salas de aulas em 2026: COMO ERA COMO DEVE SER AGORA Carga horária – ensino regular 1.800 horas para Formação Geral Básica 2.400 horas para Formação Geral Básica Carga horária – itinerários formativos 1.200 horas 600 horas Organização curricular Organização por área do conhecimento com Língua Portuguesa e Matemática obrigatórias nos 3 anos. Organização por componente curricular: Língua Portuguesa, Matemática, Arte, Inglês, Educação Física, Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química), Ciências Humanas (Geografia, História, Filosofia e Sociologia). Componente opcional x Língua Espanhola Itinerários formativos Redes de ensino determinavam variedade e natureza de sua oferta. Oferta mínima de dois itinerários complementares à Formação Geral Básica nas quatro áreas do conhecimento. Carga horária – ensino técnico 1.800 horas para Formação Geral Básica + 1.200 horas para Ensino Técnico. 2.100 horas de componentes curriculares, 300 horas podem ser de conteúdos da BNCC relacionados à formação técnica. Até 1.200 horas para o itinerário técnico.
Como está organizado o PNLD 2026 para o Ensino Médio? O PNLD 2026 para o Ensino Médio está dividido em duas categorias: – Categoria 1: Livros didáticos para cada componente curricular, organizados para a formação geral básica. Com obras impressas e digitais acessíveis, nas versões Livro do Aluno e Manual do Professor, que atendem às competências e habilidades pautadas na Base Nacional Comum Curricular para cada área do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias: aqui a escola fará 4 escolhas: Coleção de língua portuguesa em 3 volumes + volume único de redação + volume único de arte. Volume único de inglês. Volume único de espanhol. Volume único de educação física. Matemática e suas Tecnologias: aqui a escola fará 1 escolha: coleção de matemática em 3 volumes. Ciências da Natureza e suas Tecnologias: aqui a escola fará 1 escolha volume único de biologia + volume único de química + volume único de física Ciências Humanas e Sociais Aplicadas: aqui a escola fará 1 escolha: Volume único de geografia + volume único de história + volume único de sociologia + volume único de filosofia. – Categoria 2: Livros de Projetos Integradores. Estes livros têm como objetivo incentivar os alunos a se conectar com o mundo do trabalho a partir do engajamento dos alunos em torno da resolução de problemas cotidianos ou emergentes na sociedade, mobilizando cada uma das 4 áreas do conhecimento, podendo ser usados nos novos itinerários formativos.
Qual é a diferença entre a BNCC e os currículos estaduais? Enquanto a BNCC norteia os conteúdos que devem ser trabalhados no Ensino Médio, os currículos estaduais organizam a forma e a ordem como cada habilidade e competência devem ser distribuídas ao longo da carga horária de cada segmento. A BNCC é um documento nacional que serve como base para todas as escolas públicas e privadas do Brasil. Já o currículo estadual é, em sua essência, organiza as redes de ensino público na tomada de decisão dos conteúdos a serem trabalhos ano a ano ou segmento a segmento. Pode variar de um estado para o outro, de acordo com as realidades da educação pública. A rede privada de ensino, por exemplo, tem autonomia para construir seu próprio currículo, independente da orientação do estado.
O que é a BNCC e como ela impacta no Ensino Médio? A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define e orienta o currículo da educação básica em todo o Brasil, estabelecendo os conhecimentos, habilidades e competências essenciais para os estudantes das redes pública e privada. A BNCC foi criada para balizar a qualidade da educação no Brasil, pois visa garantir um ensino equalitário e plural, independentemente da região ou contexto social dos estudantes, ao mesmo tempo em que garante uma base padrão de conhecimentos.